sexta-feira, 20 de maio de 2011

Entrevistas SWCP: Tim Rose

Tim Rose é designer de animatronics e manipulador de marionetas,tendo trabalhado para diversos filmes e séries como Alf,Teletubbies,TMT e claro,Star Wars,onde foi o manipulador das criaturas Salacious Crumb e Sly Snootles.Encarnou também o papel do famoso Almirante Ackbar
SWCP: como surgiu o gosto por este tipo de arte(animatronics)?
T.R: a progressão no trabalho em animatronic foi algo natural para mim.O meu pai sempre fêz modelos de aviões telecomandados como hobby.As coisas que eu aprendi com ele enquanto brincava na sua workshop,foram as habilidades que eu precisava para fazer o trabalho de animatronics para os filmes.
SWCP: foi contratado pela LucasFilm para trabalhar em Star Wars através do famoso Jim Henson?
T.R: tinha deixado a empresa do Jim antes de ir trabalhar para a LucasFilm,mas o Jim e o George Lucas tinham um relacionamento muito próximo devido ao seu mútuo interesse em criaturas fantásticas.Mesmo quando fiz "Howard-o pato"para a LucasFilm,descobri que os Hensons tinham recebido um pagamento pelo uso dos meus serviços;naquela época eu já não trabalhava para eles há mais de dois anos.
SWCP: gosta mais de trabalhar como manipulador de marionetas ou de encarnar você mesmo os personagens?
T.R: vejo tudo isso como um processo contínuo,mas tenho lutado durante toda a minha vida profissional com pessoas que têm percepções limitadas.Pensam que se eu tivesse projetado e construído algo,que sou um técnico e eles precisariam de um "operador" para manuseá-lo;ou se fui contratado para realizar algo,eles precisariam de um técnico para construí-lo.Sempre disse que um bom designer de animatronics pode parecer um artista brilhante,mas um artista brilhante não pode fazer um mau animatronic parecer bom.
SWCP: tem noção que a frase "It´s a trap!"(é uma armadilha!)proferida pelo Almirante Ackbar,é já considerada um ícone pelos fãs de Star Wars?
T.R: quando assinamos autógrafos nas convenções,a minha parceira Tia Lancaster,começou a colocar nas fotos esta frase "sim podemos colocar It´s a trap!"porque somos convidados com muita frequência.Estive recentemente a trabalhar com um diretor em "Doctor Who"e acontece que ele é um fã de Star Wars;então,assinei-lhe uma foto que dizia "mais cedo ou mais tarde,é uma envolvência!"(It´s a wrap!).
SWCP: o seu website http://www.admiralackbar.co.uk/ foi pensado principalmente para ser usado como um elo de interacção com os fãs?
T.R: queria encher o meu website com todas as fotos maravilhosas que tenho com os fãs que conheci nas convenções e da minha própria colecção de Star Wars.Mas estas coisas levam muito tempo a fazer e tempo é algo que eu tenho muita dificuldade em encontrar.Os fãs certamente que usam o meu website para fazer algumas solicitações bastante incomuns nos últimos anos.
SWCP: gostaria de enviar alguma mensagem aos fãs portugueses?
T.R: sim.Nunca estivemos em Portugal;quando voçês fizerem uma convenção no vosso país,nós faremos uma visita.De certeza que poderia trazer o Boba Fett e o Greedo comigo.
In english:
Tim Rose is an animatronics designer and a puppteer,having worked in several movies and tv shows such,Alf,Teletubbies,TMT and Star Wars where he was the puppeteer of Salacious Crumb and Sly Snootles.Also embodied the role of the famous Admiral Ackbar.
SWCP:how did you get interested to work in this kind of art(animatronics)? T.R: The progression into Animatronic work was a natural one for me. My father had always done radio controlled model airplanes as a hobby. The things I learned from him while playing on the workshop floor were the skills I needed to do the animatronic work for the films. SWCP: were you hired to worked for LucasFilm throught the famous Jim Henson? T.R: I had left Jim’s company before I went to work for Lucas film, but Jim and George had a very close relationship because of their mutual interest in fantacy creatures. Even when I did “Howard the Duck” for Lucas Film, I found out that Hensons was receiving a payment for the use of my services. At that time I had not worked for them in more that two years. SWCP: do you like more working as a puppeteer or embodying the characters? T.R: I see the whole thing as one continuous prossess. But, I have battled my whole professional life with peoples limited perseptions. They think that if I have designed and built something that I am a Technician and they will need a “Performer” to operate it. Or if I’ve been hired to perform something, they need to find a technician to build it. I have always said that a good animatronics designer can make a so so performer look brilliant, but a brilliant performer cant make a bad animatronic look good. SWCP: have you the notion that the quote"It´s a trap!" is already considered an icon by the fans? T.R: When we do signings at conventions, my partner Tia has started putting out a sign saying, “Yes, we can put “It’s a Trap” on the photo.” Because we are asked so often. I was recently working with a director on “Doctor Who”. I turns out he was a real “Star Wars” fan, so I did a signed photo for him that said, “Sooner or later, It’s a Wrap”. SWCP: your website http://www.admiralackbar.co.uk/ was designed primarily to be used as an interaction with the fans? T.R:I wanted to fill my website with all the wonderful photos I have of the fans I have met at conventions, and of my own Star Wars collection. But these things take time to do, and time is something I have a hard time finding enough of. Fans have certainly used my site to make some rather unusual requests over the years. SWCP: would you like to leave a message for portuguese fans of Star Wars? T.R: Yes, we have never been to Portugal. When are you going to have a Portuguese convention so we can come for a visit. I’m sure I could get Boba Fett, and Greedo to pop along.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários: