quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Entrevistas SWCP: Jorge Jimenez Parra

O Espanhol Jorge Jimenez Parra é o felizardo proprietário da colecção de memorabilia e merchandising de Star Wars que está actualmente em exposição no ECI de Lisboa até ao dia 3 de Janeiro de 2016.Nesta entrevista ficaremos a conhecer um pouco mais acerca deste coleccionador e da sua paixão por Star Wars. 

SWCP: Como surgiu a paixão pelo coleccionismo de Star Wars?
J.J.P: Tenho 47 anos, sou um privilegiado que pôde ver o filme no cinema e que me fascinou desde logo. O meu pai viajava muito e começou a trazer-me figuras da Kenner;cada vez trazia mais, inclusive, comecei a guardar as repetidas. 

Esse foi o momento em que começou a minha colecção vintage.Posteriormente,com o surgimento da licenças da Gentle Giant, Sideshow, Kotobukiya, etc,e com a estreia do episódio I de Star Wars em 1999,comecei a coleccionar estátuas e dioramas.
SWCP: És o proprietário da colecção que está patente na exposição Universo Star Wars no El Corte Inglés em Lisboa e também das exposições que decorreram em Gaia e Lisboa em 2009 e 2010,respectivamente juntamente com o Miguel Angél.Que diferenças queres destacar entre as exposições desses anos e a actual? 
 


J.J.P: Sim, colaborei nessas exposições que se centravam mais na evolução dos brinquedos de Star Wars,desde a época vintage até aos dias de hoje além de ter muitas vitrinas com as maiores marcas de produtos de coleccionismo da saga. A exposição actual foi realizada juntamente com outro coleccionador chamado Alfredo Calles.Agora é uma exposição composta por réplicas, estátuas e dioramas que representam os filmes e os personagens mais icónicos de Star Wars.

SWCP: Da tua vasta colecção, qual é o teu item preferido?
J.J.P: Tenho muito carinho pela minha colecção vintage porque eram os brinquedos da minha infância. Tenho muitas figuras em AFA (Action Figure Authority).O meu capacete MR do Darth Vader do episódio III,creio que é uma das minhas peças favoritas…mas há tantas! 

SWCP: E qual é actualmente o teu item mais valioso em termos monetários?
J.J.P: Ufff….Quiçá alguma peça vintage que tenho em minha casa.

SWCP: Sabias que o nosso clube colaborou nestas exposições com pessoal trajado a personagens da saga, workshops de modelos em papel para crianças e divulgação? O que pensas sobre a interacção entre grupos de fãs e este tipo de exposições?
J.J.P: É muito importante que os clubes de fãs locais apoiem a exposição por onde quer que seja mostrada. Sempre é um motivo de reunião dos fãs celebrarem a nossa exposição. É um complemento perfeito. 

SWCP: Que expectativas tens em relação ao novo filme de Star Wars`O despertar da Força´?
J.J.P: Muitas, confio no J.J.Os trailers têm muita pinta e as ligações com a trilogia original são evidentes. Recuperar tantos personagens clássicos vai ser um êxito e pelo pouco que tenho visto, as novas inclusões vão adicionar muito à história.
SWCP: Que mensagem queres enviar a todos aqueles que coleccionam artigos de Star Wars?
J.J.P: Que vêm tempos duros para as nossas bolsas.Ha!Ha!(Risos).Que comprem com clarividência, há que saber distinguir entre o que se pode converter num coleccionável ou não. Desde que a Disney adquiriu a licença da LFL,há demasiado merchandising.Sempre houve muitos artigos mas agora é uma loucura!
Obrigado e saudações!

 Um abraço 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários: