quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SWCP Entrevista Nicole Falk

(Leia em baixo a versão portuguesa desta entrevista) SWCP Interviews Nicole Falk SWCP is glad to have had the opportunity of interviewing Nicole Falk, not only because she is a talented and interesting Star Wars artist, but also because she is one of the nicest people we have had the luck of interviewing. 1 - Is it true that you started your career in the graphic arts from very early on, with the influence of your mother? Well my mother always liked drawing, and growing up my brother and I always had little paintings she did in our rooms. So we always had a interest in art and were always drawing as kids. In high school I took a bunch of art classes, photography, drawing, graphic design. I was really a fan of photography and graphic design. Even though I loved drawing, in school they focused mainly on realism, which at the time I was really not into. As you can tell I'm more into cartoon-y stuff. So when I was applying to colleges, I went in for Design & Photography. 2 - What drives you to often draw in a humorous style? My humorous style, well I generally try not to take myself and most situations too seriously and so my sense of humor is pretty grand. I love the silly side of entertainment in any field, so it is the natural way I see things. And so that's why everything I draw is portrayed that way. I love to make people laugh with my silly art! 3 - How did the invitation appear for you to work for Lucasfilm? I brought my portfolio to San Diego Comic Con one year, and tried my luck at different sketch card companies, and Topps gave me a chance. I got on the Lord of the Rings Masterpieces 2 set. They knew, from my portfolio, I was a huge Star Wars fan. That's pretty much all there was it in as far as card work! So when the CLONE WARS animated movie set came along they asked me to submit some samples to send for approval to Lucasfilm. And then I was approved and on the card set and an official Lucasfilm artist! I did more card sets (and still do) for Topps like, Indiana Jones and Star Wars Galaxy. In the meantime I was able to meet Bonnie Burton who runs the Star Wars website - activities and kids section on StarWars.com. She really liked my style and thought it fit for some "How To Draw" tutorials for the kids section. I have done like 4 or 5 of those already for them and some other activities. So it's amazing for me being able to work on the official Star Wars website. I was also lucky enough to be profiled on there as a Lucasfilm artist as well as being named a "Woman of Star Wars." It's all been an amazing experience so far. 4 - Which type of art do you prefer to do: trading cards, book covers, sketches, illustrations? That's a tough one, I became so used to drawing sketch cards that I really loved that size. But I recently did a pin-up illustration for an upcoming comic book and that was a blast as well. I definitely love finished fully colored pieces more than just a sketch, those never feel complete to me. So I'm gonna say a full colored trading card. 5 - Are you a Starwars fan? Oh most definitely. I have been since I was a little kid, as I'm sure most people my age are (20s-30s) It was a huge influence in the way I see the world. I also married a HUGE Star Wars fan, so Star Wars became even more prevalent in my life in the past 10 years. He still can't believe he is married to an official Star Wars artist. Our house is filled with both of our collections of action figures, statues and art. It's a Star Wars paradise! It will always be a huge part of my life and I know I'll love it always. 6 - Have you participated in Starwars events in a professional capacity? Not yet! I've been to the the Star Wars celebrations but as a fan, hopefully I can attend the next one as part of the team! 7 - Digital art appears to be replacing more and more of the traditional art mediums. Do you think that in the future traditional art may disappear in works like comics, trading cards, illustrations, etc? I definitely don't think it will ever disappear. Yes in comics now I think most of the work is digitally. But trading cards, sketch cards, can ONLY be done traditionally! And honestly I think even digital artists like to go back to the traditional "drawing table" every now and then. There is no other feeling than holding a pencil to a piece of paper and creating something with your hands like that. Thank you so much for this Paulo! It's been a fun honor!! Nicole Just in case you can't read it, this is what Nicole wrote on the piece she sent us: "To Star Wars Club Portugal and all the Portuguese Star Wars Fans, You guys are amazing thank you so much for the support It really means a lot to me - Nicole Falk".
SWCP Entrevista Nicole Falk O SWCP está muito satisfeito com a oportunidade de entrevistar a Nicole Falk, não só porque se trata de uma talentosa e interessante ilustradora de Star Wars, mas também porque se trata de uma das pessoas mais simpáticas que já tivemos a sorte de entrevistar. 1 - É verdade que iniciou a sua carreira nas artes gráficas muito cedo, sob a influência da sua mãe? A minha mãe sempre gostou de desenhar, durante a nossa infância, eu e o meu irmão tínhamos sempre nos nossos quartos, pequenas pinturas que ela fazia. Por isso, enquanto miúdos, sempre nos interessámos por arte e andávamos sempre a desenhar. No liceu tive um monte de aulas de arte, fotografia, desenho e desenho gráfico. Fui sempre uma fã de fotografia e de desenho gráfico. Apesar de adorar o desenho, o programa escolar estava sobretudo focado no realismo, o que na altura não era a minha onda. Já devem ter percebido que estou mais interessada em trabalhos próximos do cartoon. Quando comecei a concorrer à faculdade procurei seguir a linha do Design e fotografia. 2 - O que a leva a usar frequentemente um estilo humorístico nos seus desenhos? Sobre o meu estilo humorístico. Bem, na generalidade, tento não me levar a mim, nem às situações, demasiado a sério, portanto o meu sentido de humor é bastante alargado. Adoro o lado pateta de todos os campos do entretenimento, essa é a minha forma natural de ver as coisas. Este é o motivo pelo qual tudo o que desenho é retractado dessa forma. Adoro fazer as pessoas rir com a minha arte pateta! 3 - Como surgiu o convite para trabalhar com a Lucasfilm? Levei o meu portfolio à San Diego Comic Con e tentei a minha sorte junto de várias empresas relacionadas com cartas de colecção e foi a Topps que me deu uma oportunidade. Trabalhei para o conjunto Lord of the Rings Masterpieces 2. Eles perceberam, pelo meu portfolio, que eu sou uma enorme fã de Star Wars. Quanto ao trabalho em cartas, foi simplesmente assim! Quando surgiu o conjunto de cartas para a série animada The Clone Wars, pediram-me para submeter algumas amostras que seriam enviadas para aprovação da Lucasfilm. Depois fui aprovada para esse trabalho e para artista oficial da Lucasfilm! Fiz mais conjuntos de cartas (e ainda faço) para a Topps, quer para Indiana Jones como para Star Wars Galaxy. Entretanto consegui conhecer a Bonnie Burton, que gere no StarWars.com a parte dedicada às actividades e crianças. Ela gostou verdadeiramente do meu estilo e achou que se adequava à secção infantil de tutoriais "How To Draw" (Como Desenhar). Já fiz uns 4 ou 5 trabalhos destes para eles e mais algumas actividades. Para mim é espantoso poder trabalhar no site oficial de Star Wars. Tive a sorte de ser considerada uma artista da Lucasfilm e de ser considerada uma "Mulher de Star Wars". Até agora tem sido uma experiência espantosa. 4 - Que tipo de ilustração prefere: trading cards, capas de livros, desenhos, ilustrações? Essa é difícil, habituei-me de tal forma às cartas de colecção que passei a adorar esse formato/tamanho, mas fiz recentemente uma ilustração “pin-up”, para uma banda desenhada ainda a anunciar, que também foi um estouro. Definitivamente gosto muito das peças com acabamento a cores, mais do que de trabalhos em esboço, que nunca me parecem estar completos. Portanto, direi que o meu formato favorito são as cartas de colecção (e troca) completamente coloridas. 5 - É fã de Star Wars? Definitivamente. Fui desde criança, como a maioria das pessoas da minha idade (na casa dos 20, 30). Foi uma enorme influência no modo como vejo o mundo. Também me casei com um ENORME fã de Star Wars, portanto Star Wars tornou-se ainda mais presente nos últimos 10 anos da minha vida. Ele ainda não consegue acreditar que está casado com uma artista official de Star Wars. A nossa casa está carregada com as nossas colecções de figures de acção, estatuetas e arte. É um paraíso de Star Wars! Será sempre uma parte importante da minha vida e sei que sempre a adorarei. 6 - Já participou em eventos Star Wars na qualidade de artista profissional? Ainda não! Já estive nas Star Wars celebrations enquanto fã, mas tenho esperança de estar na próxima enquanto membro da equipa! 7 - A arte digital parece estar a substituir cada vez mais os meios tradicionais. Acha que no futuro os meios tradicionais poderão desaparecer em trabalhos como banda desenhada, trading cards, ilustrações, etc? Penso que definitivamente não. Acho que nunca desaparecerão. Penso que nas bandas desenhadas sim, grande parte do trabalho é digital, mas as cartas de colecção, as cartas em esboço, só podem ser feitas de forma tradicional! Honestamente, penso que mesmo os artistas digitais gostam de voltar ao estirador (mesa de desenho) de vez em quando. Não há sensação igual à de pegar num lápis e simplesmente criar algo num pedaço de papel com as próprias mãos. Obrigado por isto Paulo! Foi divertido e uma honra!! Nicole No desenho que a Nicole nos dedicou pode ler-se: "Para o Star Wars Club Portugal e todos os fãs Portugueses de Star Wars, vocês são espantosos, obrigado pelo apoio que significa muito para mim - Nicole Falk".