domingo, 16 de dezembro de 2012

Entrevistas SWCP:John Ostrander

Veterano já com uma longa carreira na indústria dos livros de banda desenhada, o escritor freelance John Ostrander,trabalhou para a DC Comics e Dark Horse,estando atualmente a trabalhar na novela gráfica Star Wars: Legacy.


SWCP: Trabalhou numa companhia teatral em Chicago, tendo só começado a escrever para livros de BD em 1983.A que se deveu essa mudança do teatro para os livros?

J.O: De fato, os dois andaram sobrepostos. A minha carreira de ator teatral não me levava a nada mas a minha carreira como escritor estava a dar frutos. Eu ganhava mais dinheiro a escrever e também gostava mais dessa área.

SWCP: Qual foi o seu primeiro livro publicado?

J.O: Fiz uma história de apoio de 8 páginas que apresentava “a Sargon-Mistress of War” no final da primeira edição da WARP.

SWCP: Pode falar-nos um pouco acerca da sua estreia na DC Comics?

J.O: O Mike Gold, que tinha sido o meu editor nos meus primeiros Comics, tinha mudado para a DC Comics onde, entre outras coisas, ele foi encarregado de dirigir uma continuação da CRISIS ON INFINITE EARTHS. Ele quis fazer uma crossover que não seria uma continuação direta, pois a DC já tinha feito tudo em CRISI que neste tipo de livro se poderia fazer. Portanto ele criou LEGENDS e contratou-me. Eu já tinha falado com o Robert Greenberger sobre a criação de uma nova versão de SUICIDE SQUAD e foi decidido usar LEGENDS como uma plataforma de lançamento para isso. Resultou bastante bem.

SWCP: É um dos principais escritores da novela Star Wars.Republic e Legacy.Que tipo de histórias gosta de escrever para o Universo Star Wars?

J.O: Como escritor, estou sempre interessado em" E depois, o que aconteceu?” que foi um grande ímpeto para LEGACY. A REPÚBLIC deu-me uma possibilidade de explorar o Universo SW das prequelas da Trilogia. Eu gosto de explorar. Criar novos personagens deu a mim e à minha artista, Jan Duursema, uma possibilidade de fazer isso sem ficar preso aos personagens principais quem estão muito bem documentados. Permite-nos expandir e construir naquela Galáxia muito,muito longe.

SWCP: Escreve semanalmente uma coluna no site Comic Mix.O que costuma escrever lá?

J.O: O Comic Mix, como um website, é geralmente enfocado na cultura Pop e assim nas minhas colunas, de algum modo, tenho a necessidade de concentrar-me nessa cultura e no seu impacto na sociedade. Dentro disso, tenho uma larga variedade. Algumas das minhas colunas enfocaram no processo da escrita, baseada em conferências e aulas que dei durante todos estes anos, tentando não me repetir.

SWCP: Que mensagem gostaria de enviar aos seus fãs?

J.O: Dou realmente valor aos fãs. Eu próprio sou um fã. Sei que os fãs pagam para ler o que faço e nunca tive e nunca darei isto como garantido. Avalio o seu entusiasmo e gosto de me encontrar com eles sempre que posso. É o vosso apoio que me deixa fazer o que gosto e nunca me esquecerei disso. Assim – obrigado!



English Version: A long time veteran of the comic industry, the freelance writer John Ostrander, worked for DC Comics and Dark Horse. He’s currently writing Star Wars: Legacy.

SWCP: You worked in a theatrical company in Chicago and moved into writing comics in 1983.Why is this change of theater to books?

J.O: Actually, the two overlapped. My acting career wasn’t going anywhere but my writing career was taking off. I was making more money writing and I was just enjoying it more.

SWCP: What was your first published book?

J.O: I did an 8 page back-up story featuring “Sargon-Mistress of War” in the back of the first issue of WARP that First comics published.

SWCP: Could you tell us a bit about you DC Comics debut?

J.O: Mike Gold, who had been my editor over at First Comics, had moved on to DC Comics where, among other things, he was put in charge to a follow-up to CRISIS ON INFINITE EARTHS. He wanted to do a crossover that was not a direct sequel, figuring that DC had already done everything in CRISI that this sort of book could do. So he created LEGENDS and hired me to plot it. I had already been in communication with Robert Greenberger about creating a new version of SUICIDE SQUAD and it was decided to use LEGENDS as a launch vehicle for that. Worked pretty well.

SWCP: You are one of the main writers of Star Wars: Republic and Legacy. What kind of stories do you like more to write for the Star Wars Universe?

J.O: As a writer, I’m always interested in “And then what happened?” which was a large impetus for LEGACY. REPUBLIC gave me a chance to explore the SW Universe of the Prequel Trilogy. I like to explore. Creating new characters gave me and my artist, Jan Duursema, a chance to do that without be tied to the main characters who are pretty well documented. It enables us to expand and build in that galaxy far, far away.

SWCP: You write a weekly column on the comic mix site. What do you write there?

J.O: Comic mix, as a site, is generally focused on pop culture and so my columns, in some way, need to focus on pop culture and its impact on society at large. Within that, I have a wide range. Some of my columns have focused in on the process of writing, based on lectures and classes I’ve given on that over the years, I try not to repeat myself.

SWCP: What message would you like to leave for your fans?

J.O: I really value the fans. I’m a fan myself. I know that the fans pay money to read what I do and I never have and never will take that for granted. I value their enthusiasm and enjoy meeting them when I can. It’s their support that lets me do what I love to do and I will never forget that. So – thank you!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários: